Propriedades da Pedra-Sabão e por que se tornou um produto de MICAPEL SLATE

PEDRA-SABÃO (ou em termos petrográficos, esteatita) é uma rocha metamórfica, cujo componente principal é o talco, e contém também partes variáveis de clorita, mica, tremolita, quartzo, magnésio e conteúdo de ferro. Aparece em áreas de placas tectônicas transformadas em rocha pelo calor e pela pressão, sem se fundir. A pedra-sabão é encontrada em cores que vão de cinza a verde. Ao tato, dá uma sensação de ser oleosa ou saponácea, vindo daí sua designação de PEDRA-SABÃO. Existem grandes depósitos, de valor comercial, de PEDRA-SABÃO no Brasil, em maior escala no estado de Minas Gerais.

Resistência ao calor

Uma das notáveis características da PEDRA-SABÃO é sua excelente capacidade de resistir ao calor. Não sofre qualquer alteração em temperaturas muito elevadas, mesmo excedendo a 800oC.

Resistência às intempéries

A PEDRA-SABÃO resiste a todas as mudanças de condições atmosféricas durante séculos.

Pedra-sabão para lareiras e fornos

A PEDRA-SABÃO (ou em termos petrográficos, esteatita), em virtude de suas excelentes propriedades de absorção de calor, retém quase todo o calor produzido pela fonte de energia (madeira, carvão mineral, carvão vegetal, energia elétrica) e o conduz rapidamente, através do chamado aquecimento de massa térmica. Isto significa que a própria pedra atua como uma eficiente fonte de calor e não a chama propriamente dita, como acontece com as tradicionais lareiras abertas. Por outras palavras, o calor absorvido pela massa da PEDRA SABÃO é, em seguida, liberado lenta e uniformemente no passar do tempo, mesmo após a fonte de calor se extinguir ou ser desligada. Outra característica notável da PEDRA-SABÃO é que gera calor radiante, enquanto permanece, em geral, isenta de perigo ao toque.

Além das lareiras e das áreas em redor das lareiras, para as quais a PEDRA-SABÃO é o material de escolha, é utilizada preferencialmente para: